Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Parte 4 (Obtendo o OTP)

Parte 4 (Obtendo o OTP)

Voltar

Se o aparelho estiver travado na versão 2.1.0, leia as informações contidas nesta página antes de tentar qualquer coisa. Elas podem evitar que você acabe com um 3DS inutilizável!

O OTP é uma região única de cada console de onde presume-se que as chaves do sistema são derivadas, mesmo que não se saiba como.

O OTP é necessário para utilizar o arm9loaderhax que garante, além de outras coisas, boot com 100% de chance de sucesso, boot da RedNAND quase tão rápido quanto a SysNAND (utilizando algo como o Luma3DS) e acesso ao Arm9 logo ao ligar o console.

Desde a versão de firmware 3.0, o OTP é trancado logo quando a SysNAND é iniciada. Existe uma vulnerabilidade exclusiva do New 3DS que funciona na versão 9.6, mas ela requere equipamentos de hardware adicionais. A solução que usaremos é realizar o downgrade da RedNAND (para garantir que não realizaremos downgrades parciais) para a versão 2.1, e aí gravaremos a RedNAND na SysNAND para conseguirmos o OTP.

Se já possui a EmuNAND instalada, você pode seguir esta parte sem precisar trocar a instalação para RedNAND. Simplesmente leia todos os passos que envolvem a RedNAND como se referissem à EmuNAND.

Para mais informações técnicas sobre a OTP, leia esta página ou este artigo em inglês.

O arquivo SecureInfo_A da RedNAND DEVE igual ao da SysNAND ou O 3DS SERÁ INUTILIZADO. Se a região da RedNAND foi trocada ou o arquivo SecureInfo_A foi modificado de qualquer forma, uma NOVA RedNAND DEVERÁ ser criada ou O 3DS SERÁ INUTILIZADO.

O downgrade DEVERÁ ser realizado com o pacote referente à região do console ou O 3DS SERÁ INUTILIZADO.

Se o aparelho estiver com ReiNand instalado, ele DEVERÁ estar na última versão (4.1 ou superior) ou o PlaiSysUpdater falhará 100% das vezes.

Se você estiver utilizando o Luma3DS e NÂO seguiu a Parte 3 deste guia anteriormente, você deverá copiar o arquivo firmware.bin apropriado ao seu console da Parte 3 para a pasta/luma/ do cartão SD. Do contrário, o downgrade irá falhar.

Resumo

O objetivo desta seção é realizar o downgrade para a versão de firmware 2.1.0 de modo a explorar uma vulnerabilidade para a extração do OTP único do console. Este arquivo é necessário para a instalação do arm9loaderhax e não pode ser utilizado em outros consoles que não o que realizou a extração o arquivo.

Para isso serão realizados backups da RedNAND e da SysNAND e então estas são preparadas para o downgrade. O downgrade é realizado colocando-se os arquivos de vários aplicativos necessários no cartão SD, injetando o FBI (um instalador de arquivos no formato CIA) e por fim formatando a RedNAND.

O processo de downgrade será realizado na RedNAND em vez da SysNAND, pois se algo der errado, a RedNAND pode ser facilmente restaurada a partir da SysNAND. O mesmo não pode ser feito se a falha ocorrer na SysNAND, o que inutilizaria o aparelho.

Antes de realizar o downgrade na RedNAND, primeiro é necessário formatá-la duas vezes (depois de realizar um backup). A formatação em si é realizada para evitar quaisquer conflitos com conteúdo instalado do usuário e deixar o processo todo mais seguro.

A formatação é realizada duas vezes em vez de uma porque a RedNAND e a SysNAND acabam por ficar ligadas caso elas tenham sido formatadas o mesmo número de vezes.

No caso da maioria dos usuários, como a Parte 3 do guia instrui a formatação da SysNAND, formatar a RedNAND aumentaria a contagem de formatações de cada NAND em um, o que faria com que as duas se ligassem novamente e lessem as informações de conteúdo da mesma pasta do cartão SD. Depois dos testes realizados pela comunidade homebrew, possuir as NANDs ligadas causou erros estranhos ao realizar o processo de downgrade para a versão 2.1.0. Por isso, a RedNAND é formatada uma segunda vez, fazendo assim com que as duas se desliguem.

Depois de realizado o preparo, é realizado o downgrade da RedNAND para o firmware 2.1.0 do 3DS Original. Depois, utiliza-se o OTPHelper, uma ferramenta também criada pelo d0k3, para realizar o resto da configuração, chamada de "One Click Setup".

Esta configuração primeiro checa se o console em questão é um New 3DS e, em caso positivo, aplica alguns passos de ajuste (a troca de um cabeçalho da NAND e dos tipos de encriptação) para que o New 3DS consiga rodar um firmware exclusivo do 3DS Original (já que o New 3DS já sai de fábrica com o firmware 8.1.0).

Depois da checagem do New 3DS, a ferramenta verifica (em todas as versões do console) os hashes dos títulos de sistema da RedNAND para garantir que o downgrade foi realizado com sucesso antes de copiar a RedNAND para a SysNAND. Então são realizadas algumas checagens finais para garantir que tudo ocorreu corretamente e o sistema pode ser reiniciado.

Após iniciar o console no firmware 2.1.0, uma vulnerabilidade do kernel arm9 chamada "2xrsa"(feita pelo Bilis) é iniciada através do browser para rodar o OTPHelper e extrair o OTP único do console antes de restaurar a SysNAND para a versão 9.2.0 a partir de um backup realizado anteriormente.

Do que você precisa

Instruções

Se a RedNAND / EmuNAND foi atualizada para a versão 11.0.0 ou superior, coloque o arquivofirmware.bin do NTR da Parte 5 na pasta /luma/ do cartão SD ou restaure a RedNAND / EmuNAND a partir de um backup de uma versão anterior para conseguir realizar o downgrade. Isso acontece porque o FIRM da versão 11.0.0 não permite o downgrade.

Seção I - Preparação
  1. Agora é uma boa hora de usar um gerenciador de saves para realizar o backup de todos os saves de jogos instalados que você desejar guardar (realize dos passos 10 a 18 e depois instale o CIA do hblauncher_loader) (apenas caso inesperadamente dê errado)
  2. Extraia as pastas OTPHelper do arquivo zip do OTPHelper e Decrypt9WIP do arquivo zip do Decrypt9 zip para a pasta /3ds/ do cartão SD
  3. Extraia os arquivos PlaiSysUpdater.cia do arquivo zip do PlaiSysUpdater, TinyFormat.cia do arquivo zip do TinyFormat, e os arquivos arm11.bin e arm9.bin do arquivo zip do OTPHelper para a raiz do cartão SD
  4. Reinsira o cartão SD no 3DS e inicie a RedNAND utilizando qualquer firmware modificado (se você seguiu a Parte 3 deste guia, isto pode ser feito iniciando o Luma3DS a partir do Homebrew Launcher)
  5. CERTIFIQUE-SE DE QUE O APARELHO ESTÁ NA RedNAND (SE VOCÊ SEGUIU A PARTE 3 DESTE GUIA, CERTIFIQUE-SE DE QUE A PALAVRA "EMU" APARECE NA FRENTE DA VERSÃO DO SISTEMA NAS CONFIGURAÇÕES)
  6. Atualize a RedNAND para a última versão utilizando as configurações do sistema caso a mesma já não esteja atualizada (NÃO ENTRE NO MENU DE GERENCIAMENTO DE DADOS DO CARTÃO SD OU SAIA DO APLICATIVO DE CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA JÁ QUE ISTO FARÁ O SISTEMA REINICAR NA SYSNAND)
  7. Certifique-se de que a conexão WiFi está ligada (não foi desabilitada pelas configurações de sistema da SysNAND). Caso contrário, você poderá ligá-la novamente retirando a bateria do console por alguns segundos e reinserindo-a
  8. Abra o Homebrew Launcher através da SysNAND por meio da entrada de sua escolha
  9. Abra o Decrypt9 (várias tentativas podem ser necessárias), acesse a opção "EmuNAND Options" e depois "Health & Safety Dump" para extrair o aplicativo Health & Safety parahs.app (você pode utilizar os botões Cima e Baixo / Esquerda e Direita para mudar o nome)
  10. Pressione Select para ejetar o cartão SD, depois coloque-o em seu computador
  11. Extraia o Universal Inject Generator para alguma pasta de seu computador e copie os arquivoshs.app do SD e FBI.cia do arquivo zip do FBI para a pasta input
  12. Clique duas vezes em go.bat (ou execute o arquivo go.sh no Terminal do Linux / Mac)
  13. Copie o arquivo FBI_inject_with_banner.app para a raiz do cartão SD e reinsira o cartão SD no 3DS
  14. Aperte B no Decrypt9, então entre em "EmuNAND Options" e selecione a opção "Health & Safety Inject"
  15. Aperte Baixo uma vez para selecionar o arquivo FBI_inject_with_banner.app, e pressione A
  16. Volte para o menu principal e aperte Start para reiniciar
  17. Inicie no Homebrew Launcher pela SysNAND através da entrada de sua escolha
  18. Abra o OTPHelper
  19. Entre em "NAND Backup & Restore"
  20. Realize backup da RedNAND para emuNAND_original.bin (você pode usar os botões Cima e Baixo / Esquerda e Direita para mudar o nome do arquivo)
  21. Entre nas opções da SysNAND no menu principal
  22. Realize um backup da SysNAND para o arquivo sysNAND_original.bin
  23. Pressione Select no menu principal para ejetar o cartão SD
  24. Coloque o cartão SD em seu computador e copie os arquivos sysNAND_original.bin eemuNAND_original.bin para uma pasta segura em seu computador, você precisará destes arquivos no futuro (Os backups deverão possuir algum dos tamanhos citados nesta página. Caso contrário, delete-os e realize novos backups!)
  25. Delete o arquivo emuNAND_original.bin (se o cartão SD sendo utilizado possuir pouco espaço, também delete o arquivo sysNAND_original.bin)
  26. Reinsira o cartão SD no 3DS, aperte Start e Direita ao mesmo tempo para reiniciar e depois inicie a RedNAND utilizando qualquer firmware modificado (se você seguiu a Parte 3 do guia, você pode fazer isso iniciando o Luma3DS através do Homebrew Launcher)
  27. Inicie o aplicativo Health and Safety (que agora é o FBI) na RedNAND
  28. Navegue até o arquivo TinyFormat.cia e pressione A para instalar
  29. Aperte o botão Home para sair do FBI e execute o TinyFormat através do novo ícone instalado no menu inicial
  30. Pressione Y para formatar a RedNAND
  31. Reinicie o console na RedNAND e complete as configurações iniciais do sistema sem efetuar login com o Nintendo Network ID
  32. Repita os passos 29 até 33. Isto **não é opcional (em outras palavras, você deverá usar o TinyFormat para formatar a RedNAND duas vezes - se não o fizer, o console poderá ficar inutilizável após realizar o downgrade)**
  33. Remova quaisquer modificações feitas no TWL do console ou o PlaiSysUpdater irá retornar um erro
    (se você não tem ideia do que isso significa, não se preocupe. Grande parte dos usuários não precisa realizar este passo)
  34. Inicie o aplicativo Health and Safety Application (que agora é o FBI)
  35. Navegue até o arquivo PlaiSysUpdater.cia e pressione A para instalar
Seção II - Downgrade
  1. Reinicie o console na SysNAND e inicie o Homebrew Launcher através da entrada de sua escolha
  2. Abra o OTPHelper, selecione a opção "NAND Backup and Restore" e depois "EmuNAND Backup"
  3. Realize o backup da RedNAND para emuNAND_formatted.bin
  4. Pressione Select no menu principal para ejetar o cartão SD
  5. Insira o cartão SD em seu computador e copie o arquivo emuNAND_formatted.bin para uma pasta segura em seu computador
  6. Delete quaisquer pastas updates do cartão SD que possam existir de downgrades ou updates anteriores
  7. Extraia a pasta updates do arquivo zip do firmware 2.1.0 para a raiz do cartão SD
  8. Reinsira o cartão SD no 3DS, pressione Start e Direita ao mesmo tempo para reiniciar, e inicie o 3DS na RedNAND utilizando qualquer firmware modificado
  9. Abra o PlaiSysUpdater na RedNAND
  10. Pressione X para realizar o downgrade da RedNAND para a versão 2.1.0
    • Se for exibido um erro ao realizar o downgrade relacionado ao NFIRM, certifique-se de que você leu a seção superior à parte "Resumo" e realizou todas as instruções relevantes
  11. Se você encontrar um erro em qualquer ponto durante o downgrade, restaure o backupemuNAND_formatted.bin da RedNAND iniciando a SysNAND e utilizando o OTPHelper através do Homebrew Menu. Depois, você pode tentar novamente o downgrade na RedNAND, restaurando novamente o backup até que o downgrade finalize sem erros. Este downgrade pode precisar de várias tentativas até que tudo dê certo. Continue tentando até que tudo funcione corretamente
  12. A RedNAND estará inutilizável após o downgrade se você estiver utilizando um New 3DS, mas você não conseguirá iniciá-la de qualquer maneira, já que nenhum firmware modificado até o momento consegue iniciar uma RedNAND na versão 2.1.0 (uma tela preta ao tentar iniciar a RedNAND é normal)
  13. Reinicie o console na SysNAND, e depois inicie o Homebrew Launcher através da entrada de sua escolha
  14. Abra o OTPHelper
  15. Selecione a opção "One Click Setup" e confirme (caso seja perguntado, não há a necessidade de se realizar um novo backup. Certifique-se de que o backup feito anteriormente foi guardado em algum lugar seguro de seu compudador, ele será necessário posteriormente). Isto pode demorar algum tempo.
    (Se o processo falhar ou retornar algum erro, NÃO SIGA EM FRENTE ou você pode INUTILIZAR O APARELHO. Você deverá seguir este guia de resolução de problemas)
  16. Cruze os dedos
  17. Reinicie o aparelho
  18. Ao iniciar, se o aparelho travar em uma tela preta, reinicie com o cartão SD inserido, remova-o e depois reinsira quando o menu inicial aparecer. Se isto também falhar, siga este guia de resolução de problemas
Seção III - Extraindo o OTP

(É normal que a tela aparente estar esticada no 2DS rodando a versão 2.1.0)

  1. Abra o browser do 3DS e vá até http://dukesrg.github.io/2xrsa.html?arm11.bin
  2. O OTPHelper será iniciado. Selecione a opção "Dump otp.bin (0x100)"
  3. Pressione Select no menu principal para ejetar o cartão SD
  4. Coloque o cartão SD em seu computador e copie o arquivo otp.bin para uma pasta segura do computador
  5. Verifique se o arquivo otp.bin possui 256 bytes
  6. Faça backup do arquivo otp.bin em múltiplos locais (como armazenamento online)
Seção IV - Restaurando o Sistema
  1. Copie o arquivo de backup sysNAND_original.bin feito na Seção I para a raiz do cartão SD
  2. Reinsira o cartão SD no 3DS e pressione B para retornar ao menu principal
  3. Selecione a opção "NAND Backup & Restore"
  4. Restaure a SysNAND do arquivo sysNAND_original.bin
  5. Cruze os dedos
  6. Reinicie o sistema!

    Próximo