Esta parte do guia irá utilizar dois termos que você deve estar familiarizado para entender o que está acontecendo: SysNAND e RedNAND (abreviação para NAND redirecionada). O termo SysNAND refere-se ao chip físico que existe dentro do 3DS que contém todo o software, o sistema operacional, o bootloader e tudo mais (jogos, temas e saves para os jogos instalados são gravados encriptados no cartão SD. Fazer qualquer coisa na SysNAND, mesmo que seja desinstalar um título do sistema, pode resultar em um 3DS inutilizável.
Por causa disso, nós mantemos a SysNAND intacta na versão 9.2.0, mas copiamos-a para uma partição no cartão SD e redirecionamos para ela quando o firmware modificado (CFW) é iniciado. Utilizando este método, você pode isolar as duas NANDs e manter uma cópia 100% vulnerável do sistema na versão 9.2.0 que inicia um sistema operacional secundário na versão mais atualizada, já alterado para permitir que todas as vulnerabilidades funcionem.
Se a SysNAND quebrar por qualquer motivo, você terá um console inutilizável. Porém, se a RedNAND quebrar, é fácil de arrumar. Um erro de SysNAND só pode ser recuperado por meio de soldagem de componentes internos e a escrita de um backup da SysNAND salvo em seu computador para a memória interna do console (ou utilizando o arm9loaderhax, caso este já esteja instalado), mas erros na RedNAND podem ser recuperados bastando apenas um aplicativo como o EmuNAND9 para restaurar a RedNAND a partir de um backup.
Já que a RedNAND funciona de maneira completamente separada da SysNAND, ela pode ser atualizada para a última versão, permitindo assim que todos os jogos funcionem no console hackeado.
Infelizmente, a RedNAND tem algumas desvantagens (link em inglês), e é por isso que apenas utilizaremos-a para que possamos extrair o OTP antes de instalar o arm9loaderhax e o firmware modificado direto na SysNAND, o que é muito superior.
Esta parte do guia o ajudará com o processo de instalação da RedNAND e de um firmware modificado no carão SD, e depois com a formatação de uma das NANDs para que as duas sejam isoladas.
Apenas note que os termos EmuNAND e RedNAND referem-se a implementações levemente diferentes do mesmo conceito (link em inglês).
Esta seção tem como objetivo ajudá-lo a instalar um CFW (Custom FirmWare/Firmware Modificado), especificamente o Luma3DS (feito pela AuroraWright), que é capaz de iniciar uma partição RedNAND a partir do cartão SD. Isto requer acesso ao kernel arm9, e é uma das razões pelas quais foi realizado o downgrade para a versão 9.2.0 na parte anterior.
A criação da RedNAND é realizada por um aplicativo chamado EmuNAND9 (criado pelo d0k3) que formata o cartão SD para que este possui uma partição que contenha uma cópia da memória interna do console (chip NAND).
Todo o conteúdo pessoal (jogos, saves, dlc, temas, etc.) não está na NAND. Apenas os títulos de sistema, alguns arquivos únicos de cada console e um "link" para uma pasta no cartão SD que, por sua vez, possui todo o conteúdo. Caso seja executada uma formatação do sistema, o sistema executa troca deste "link", fazendo assim com que o 3DS procure todo o conteúdo em uma nova pasta (que é encriptada com outra chave, para que outras NANDs não possam utilizá-la).
Neste processo, a NAND que contém este link será copiada para a RedNAND. Depois, a SysNAND será formatada para que um processo de "desligamento" ("unlinking") seja realizado. Deste modo, as duas NANDs ficarão completamente separadas, garantindo assim que as duas não usem a mesma pasta do cartão SD (o que pode causar efeitos adversos).
Em seguida, a RedNAND será atualizada para a última versão de firmware mas a SysNAND será mantida desatualizada, pois isto será necessário para a execução da vulnerabilidade do kernel arm9.
slot0x11key96.bin
e slot0x25keyX.bin
para a raiz do cartão SDLuma3DS.dat
, a pasta 3ds
e a pasta luma
do arquivo zip do Luma3DS para a raiz do cartão SDfirmware.bin
do arquivo zip do firmware bin do NTR para o Luma3DS para a pasta /luma/
do cartão SD3ds
do arquivo zip do EmuNAND9 para a raiz do cartão SDTinyFormat
do arquivo zip do TinyFormat para a pasta /3ds/
do cartão SDstarter.bin
e aperte A para continuar