Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Parte 2 (Downgrade)

Parte 2 (Downgrade)

Voltar

Todas as variações do sysUpdater, não apenas o PlaiSysUpdater, têm uma chance muito pequena de causar o que chamamos de "soft brick" depois que o downgrade é finalizado e o aparelho reinicia. Isto causará que o aparelho reinicie diretamente à tela de erro da Nintendo que instrui o desligamento do console.

O motivo para tal é desconhecido, mas pode ser previnido executando uma formatação do aparelho antes do processo de downgrade.

Caso o erro aconteça, ele pode apenas ser corrigido entrando no modo de recuperação (A + R + L + Cima no direcional) e atualizando para a última versão de sistema.

Até o momento, a última versão de sistema (11.0.0) bloqueia completamente todas as tentativas de downgrade a partir de software e, se este erro acontecer, não será possível realizar downgrade a menos que seja utilizado uma modificação de hardware.

Se você encontrar este erro e não conseguir utilizar o modo de recuperação, você pode editar as configurações de conexão de modo que o aparelho falhe a conectar-se com a Internet.

Esta versão do PlaiSysUpdater (que é compatível com aparelhos rodando firmwares superiores à versão 9.2.0) utiliza uma vulnerabilidade instável, e por isso podem ser necessárias várias tentativas até que as opções apareçam na tela.

Se o PlaiSysUpdater travar durante qualquer ponto do downgrade (o que pode acontecer ocasionalmente), você pode desligar o console segurando o botão power. Você terá o que é chamado de um "downgrade parcial", "partial downgrade" ou "partial". Porém, é possível consertar isso.

Por mais que um sistema com downgrade parcial possa exibir que está no firmware 9.2.0, você deverá recomeçar o processo do começo para que sejam instalados todos os arquivos que estão faltando. O browserhax continuará funcionando com downgrades parciais contanto que você esteja usando a versão recomendada do PlaiSysUpdater.

Você DEVE realizar o downgrade com o pacote correto para o console e região. Caso contrário, o aparelho ficará INUTILIZÁVEL.

Se o aparelho se encontra na versão 11.0.0, um downgrade por meio de hardware DEVE ser realizado para que esta parte seja concluída com sucesso.

Resumo

O 3DS possui dois processadores incorporados, o arm9 e o arm11. O processador arm11 roda todos os jogos e aplicativos, enquanto o arm9 é responsável pela segurança do sistema em geral, como o gerenciamento de chaves e a verificação de assinaturas.

Para conseguir acesso ao Homebrew Launcher, quebra-se a camada externa do sistema de segurança do 3DS (link em inglês), o espaço de usuário arm11. Isto significa que os privilégios de execução são os mesmos de qualquer outro jogo ou aplicativo. Porém, faz-se necessário ir além.

A vulnerabilidade de kernel arm9 mais recente que funcionava sem passos adicionais ou sem hardware externo foi corrigida com o firmware 9.3.0, ou seja, para conseguir os níveis mais elevados de acesso (que permitem a instalação do arm9loaderhax) é necessário realizar downgrade para uma versão anterior à 9.3.0.

Neste caso, uma vulnerabilidade do kernel arm11 chamada "svchax" (link em inglês) será explorada para que se consiga instalar ou desinstalar os chamados "system titles", que são componentes do sistema operacional do 3DS. Isto permite que o firmware atual seja substituído com um mais antigo, recuperando assim o acesso a vulnerabilidades previamente corrigidas.

Para uma explicação mais detalhada sobre o sistema de segurança do 3DS, leia este post no blog do yifanlu (link em inglês).

Do que você precisa

Instruções

Se a versão do firmware já for a 9.2.0-20, pule para o passo 18.

  1. Extraia e sobrescreva a pasta 3ds do arquivo zip do PlaiSysUpdater para a raiz do cartão SD
  2. Extraia e sobrescreva a pasta 3ds do arquivo zip do EmuNAND9 para a raiz do cartão SD
  3. Delete qualquer pasta chamada updates do cartão SD, caso exista alguma
  4. Extraia a pasta updates do arquivo zip do firmware 9.2.0 para a raiz do cartão SD
  5. Remova o cartão SD de seu computador e coloque-o no 3DS
  6. Acesse o Homebrew Launcher (se você seguiu a parte anterior, você pode fazer isso ligando o 3DS enquanto segura para baixo no direcional) Se a entrada sendo utilizada for o supermysterychunkhax ou o smashbroshax, qualquer aplicativo homebrew (como o menuhax_manager) deve ser aberto e em seguida fechado para que se retorne para o Homebrew Launcher (o que consertará o conteúdo da memória do console). Se isto não for feito, o svchax não iniciará corretamente.
  7. Abra o PlaiSysUpdater
  8. Se as opções não aparecerem na tela, segure o botão power para desligar o 3DS e tente novamente (várias tentativas podem ser necessárias)
  9. Se as opções aparecerem, siga em frente
  10. Aperte Y para realizar o downgrade para a versão 9.2.0
  11. Espere. Não aperte nenhum botão e não mexa em nada, mesmo que pareça que o aplicativo travou
  12. Se depois de 30 segundos ainda parece que o aplicativo está travado, é seguro desligar o console segurando o botão power e tentar novamente
  13. Se você receber um erro antes da instalação começar, segure o botão power para desligar o 3DS e tente novamente (várias tentativas podem ser necessárias)
  14. Se você receber um erro no meio da instalação, siga as instruções no início deste parte para downgrades parciais
  15. Se o aplicativo travar na mensagem "Rebooting in 10 seconds" por mais de 10 segundos, é seguro desligar o 3DS segurando o botão power
  16. Se você receber uma tela preta depois de realizar o downgrade, siga este guia para resolução de problemas
  17. Quando o sistema reiniciar ou você ligá-lo novamente, mude o tema para qualquer outro e depois retorne para o antigo, para que assim a versão antiga do menuhax seja removida
  18. Reinstale o menuhax utilizando o browserhax e o Homebrew Launcher (você não precisa reconfigurar nada, apenas aperte "install" depois de abrir o menuhax_manager)
  19. Abra as configurações do sistema, a versão deverá ser a 9.2.0
  20. Abra o Homebrew Launcher usando a entrada de sua escolha (como o menuhax)
  21. Abra o EmuNAND9 (várias tentativas podem ser necessárias)
  22. Vá para "EmuNAND Manager Options" e faça um backup da SysNAND para sysNAND.bin
  23. Aperte Select no menu principal para ejetar o cartão SD
  24. Coloque o cartão SD em seu computador e depois copie o arquivo sysNAND.bin para algum lugar seguro. É recomendado que você guarde bem este backup, já que ele que o salvará no futuro caso qualquer coisa dê errado. (O tamanho do backup deverá ser igual a um dos tamanhos citados nesta página. Caso contrário, você deverá deletá-lo e realizar um novo backup!)
  25. Você pode deletar o arquivo sysNAND.bin do cartão SD após copiá-lo
  26. Coloque o cartão SD novamente no 3DS e depois aperte Start para reiniciar


    Próximo